quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Comemoração do Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência na Escola Secundária/3 de Amarante


No passado dia 3 de Dezembro de 2009, o nosso grupo de trabalho decidiu comemorar o Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência.

A comemoração do Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência no seio da comunidade educativa pretendia a sensibilização da mesma para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, ao mesmo tempo, consciencializar toda a comunidade que apesar de serem portadores de deficiência têm capacidade para realizar coisas tão ou mais perfeitas que nós, as pessoas ditas normais, bem como a promoção do conhecimento da comunidade sobre alguns aspectos relacionados com as pessoas portadoras de deficiência, as suas necessidades e capacidades.

Para que fossem atingidos os objectivos acima mencionados, a comemoração do Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência – 3 de Dezembro, processou-se em três actividades, nomeadamente:

- Exposição;

- Jogo de Goalball;

- Palestra sobre Braille e Língua Gestual

  • Exposição

Esta actividade consistia na exposição de informação em placards, no polivalente, com o seguinte contexto:

- Definição de Pessoa Portadora de Deficiência;

- Tipos de Deficiência;

- Legislação relativa aos direitos da Pessoa Portadora de Deficiência;

- A.P.D. (Associação Portuguesa de Deficientes);

- Explicação sobre o boneco Bicas, escolhido como o símbolo do grupo.






  • Jogo de Goalball

O Jogo de Goalball foi realizado com duas turmas em aula de Educação Física. Tinha como objectivo proporcionar uma nova experiência aos alunos, através de um jogo com os olhos vendados tentando apanhar uma bola através do som emitido pelos guizos que a bola contém no seu interior e das indicações dadas pelos colegas de turma. Consciencializando assim os participantes que a visão não é o único sentido necessário à prática de um desporto.




  • Palestra

Convidamos a Professora Rosa Maria, que já deu aulas a alunos cegos, surdos e mudos, para abordar vários temas relacionados com o Braille e a Língua Gestual.

Iniciada a palestra, a dirigente da mesma começou por informar os presentes como surgiu o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, de seguida expôs a legislação relativa às pessoas com deficiência, mostrando que o que às vezes acontece na prática é contrário à teoria. Diferenciou os vários tipos de deficiência, e começou a abordar o que pretendíamos, o Braille e a Língua Gestual.
Dentro da temática do Braille abordou a história da sua origem, o alfabeto e a representação da escrita, e as dificuldades inerentes à sua utilização dando vários exemplos. É também aqui que a Prof.ª Rosa se emociona, recordando umas alunas invisuais, a quem deu aulas a alguns anos, que lhe disseram: “Obrigado professora! Com os seus olhos e as nossas mãos conhecemos o Mundo!”.
Relativamente à Língua Gestual abordou o alfabeto, a sua utilização e traduziu algumas palavras em Língua Gestual como os dias da semana, como se diz Amarante e Porto, etc.






Sem comentários:

Enviar um comentário